sábado, 20 de agosto de 2011

Não compre em qualquer canto, migs. Dicas! + inspiração da semana

Nesse post vou falar sobre lojas que vendem coisas supostamente lolita, cuidado com tecido, com rendas, com lojas não especializadas eee eetc. Não vou apontar loja nenhuma.


Lojas não especializadas em lolita, qualidade de tecidos e handmades.
Muitas lojas, de otaku ou não, vendem itens ditos como lolita que realmente aparentam ser lolita. O modelo, o comprimento, o caimento, tudo parece ser adequado o estilo, mas não é não. Esse post foi inspirado num topico criado no forum de discussão se uma saia entrava ou não no estilo. Não postarei fotos para não expor lojas importadoras ou coisas do genero, mas ai vão detalhes que são necessitados de atenção ao ver uma peça barata demais.

Material

1 > Tecido: O cetim e tafeta são só exemplos do que um tecido NÃO pode aprensentar: Brilho. Porque não brilho... Bom, vamos ver as marcas mais famosas. Baby, the stars shine bright, Angelic Pretty, Victorian Maidem, Innocent World e Mary Magdalene. Tecidos que contenham brilho não são visto never nessas brands. Algumas como a Mille Fleurs, possuem peças feitas SÓ por cetim e tafeta, mas a situação é outra. Tais marcas são de peças praticamente rococo/vitorianas, esses tecidos eram muito usados naquela época. E não to dizendo que uma saia de cetim seja mais classica NÃO MESMO. Só mostrando que essas marcas são exessões em lolita, elas puxam muito mais para a inspiração do estilo do que ele proprio.
    1.1> Transparência: Quando digo 'transparência' não me refiro a chiffon e tecidos translucidos assim, e sim aqueles que se você por a mão atrás da peça e você ve sua mão. Admito que isso é coisa minha, mas esses tecidos no geral não são de boa qualidade e desfiam facil. Então assim, ele não tem brilho, mas quando você pegar ele na mão vai ver que a tecelagem dele tem falhas, você quase ve fiozinho por fiozinho. Além de ser dificil custurar um treco que desfia, a saia ou camisa com certeza ficara transparente. Saia é não da pra ver muito por causa da anágua, mas mesmo assim. Não adianta ter uma estampa bonitinha se vc vai ter que penar nos acabentos [tipo zig zag, dai faz a barra, dai zigzagASDUASHDUH].

2>  Rendas:
Como ver se uma renda é boa ou ruim pelo monitor:
  2.1> Transparência: Tem uma renda usada pelas brands, réplicas e até algumas lojas "normais" que parecem transparentes, mas são uma trama de linhas que forma um desenho, essas  são boas. Uma afilhada veio perguntar dessa renda em um vestido da BL, se tá na BL, é dessa e é boa. Se você ve a trama nitidamente provavelmente é de nylon, porque algumas escondem o brilho.
   2.2> Volume: renda de nylon faz tipo um voluminho [?] na barra da saia, não sei explicar, mas ela não cai que nem uma renda de algodão, ela fica mais durona.
                                      Compare
           


 Handmade especializada ou não [lojas]


1>
Preço:
Handmade já é uma puta economia, não seja tão mão de vaca. Tá, eu sou. Mas enfim, se alguma handmade é MUITO barata tem alguma coisa errada. Ela pode usar moldes e o material ser bom, ela pode ser ruim e o material ser bom, ela pode ser boa e de bom coração [ohnever]. Procure por peças feitas por aquela loja e reviews preferencialmente dentro da comunidade lolita. Se ninguém tem mas as peças parecem boas, você pode se arriscar, agora se ficou na duvida quanto a qualidade mesmo, melhor não.

2> Deixe claro que materiais quer:
Se você não está comprando com uma loja que especializada em lolita, deixe claro que quer tecidos de algodão ou mistos, deixe claro que não quer cetim, tafeta e nylon. Senão o vestido pode ser LYNDO e vai ficar uma merda porque a tia meteu tudo com cetim pra ficar em conta.

3> Deixe claro a utilidade no caso de saias, ops, jsk;
Plz avise que você vai usar com anágua. Agora vou fazer uma comprar com uma moça que faz corsets, ela é ÓTIMA mas se eu não tivesse falado "olha vou usar com anágua" e mandado exemplo, meu op ia ficar nada a ver. As vezes você só fala "ah quero um vestido assim, assim e assado" e elas fazem com um aramamento comum de saia normal, então fale ou mostre fotos de como você quer que fique armado, mesmo que seja uma ideia da sua cabeça.

Réplicas importadas.


Todo lugar tem réplica de print, tem gente que faz -alias, o trabalho da Deby é lindo de ver D:- tem loja, tem tudo. Uma coisa que eu percebi é que muitas meninas compram tudo importado no primeiro outfit, e as vezes não prestam atenção no que estão comprando. No caso de réplicas, a qualidade do tecido e rendas dificilmente é duvidavel, nesse caso os problemas são os defeitos de print. Um defeito ou outro é comum, mas MUITOS ai não;

Atenção com:

1> Modelo:
Algumas lojas que replicam, tem o costume nosense de mudar o modelo do negócio. A print pode tá linda, mas se o modelo não é o mesmo vai ser outro vestido com a mesma print, só. Isso é ruim, a não ser que isso te agrade porque né.

2> Cores nonsense.
Brands fazem peças passiveis de coordenação bonita, então se você ver muitas cores berrantes em uma peça unica, oooou uma renda gritando no meio da peça por ser mais escura que a cor normal, desconfie. Vai lá e abre a foto do original pra tirar a duvida.

3> Fotos do produto:
Tem loja que poe o original na foto, ou foto da BodyLine ou enfim, eles não poe a foto da peça. Tente gravar algumas caracteristicas das fotos de diferentes produtores como o jeito que a bodyline ajeita as peças na foto para mostrar todas a cores, o fundo da MM e coisas assim, isso vai te ajudar a achar possiveis produtores de péssimas réplicas.

Resumindo, tenha a foto do original e compare com a réplica. Melhor, procure reviews, é a coisa mais facil do mundo. Só digitar no google o nome da print, loja e "review" do lado. Nem preciso dar os avisos de "nem tudo com tag lolita é lolita", e coisas do genero né? :)


Bom, é isso, não vou me alastrar demais xDDDD


Inspiração:
Tava esquecendo de trocar XDD Pulamos para...

MARIE & THE DIAMONDS! AEEE
Y? Ela chegou na hora certa pra mostrar que gothic não é boring, gothic é completo, bem feito, e uma boa construção de texturas. Fucking good inspiration para as novas na coisa <3


Beijos :B

6 comentários:

Biological Scenes disse...

Linda a inspração do dia, as gothics lolitas são as mais legais xD

♥ Marie ♥ disse...

Ohnnnn, obrigada querida @____@
* olhinhos cheio d´água *
Não imagina como fico feliz em saber que estou entre as inspirações no estilo gótico pra você <3

Beijinhos é ótimo domingo ;***

Lais disse...

Já tive probelmas com loja lolita, e é uma puta sacanagem quando fazem e ficam uma pocaria ¬¬. Este post é muito bom para as pessoas ficarem espertas :(

ichigo hime disse...

Morra de invejan pq passei o dia com a Marie hj 8DD -qq -s

Muito bom esse post, Mari <33

Juliana Lopes disse...

Ótimas dicas.
O que mais me incomoda é lojinhas de orkut com vestidos de oxford e renda de nylon por 200R$, muitas vezes mais caro q um da BL ou do taobao

Anônimo disse...

Marie And The Diamonds me inspira a continuar investindo em Lolita ♥... Ela é uma das poucas que vieram pra mostrar que gothic não é aquele maldito "óbvio feijão com arroz que se acha win demais pro resto do mundo".
Parabéns pelo blog^^